O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico comum que pode ser observado na pré-escola ou nas primeiras séries da escola. O TDAH afeta entre 5-12% da população ou cerca de 1 ou 2 alunos em cada sala de aula. O TDAH é o transtorno mais comum que coexiste com dificuldades de aprendizagem, mas não é considerado uma dificuldade de aprendizagem. Muitos indivíduos que têm TDAH também têm dificuldades de aprendizagem, portanto, a avaliação para TAs é importante se houver dificuldades acadêmicas busque por atendimento online tdah.
O TDAH é um diagnóstico médico organizado ao longo de dois grupos de sintomas. Eles são:
Sintomas hiperativo-impulsivos
Hiperatividade: dificuldade em regular o nível de atividade por exemplo, movimento constante na cadeira, levantar e descer da cadeira, escalar ou correr quando os outros estão sentados; também pode se manifestar falando tanto que os outros não conseguem se manifestar.
Impulsividade: dificuldade em inibir o comportamento – por exemplo, agir rapidamente sem pensar.
Sintomas de desatenção
Desatenção: dificuldade em atender à tarefa em mãos – por exemplo, sonhar acordado com frequência, perdido em outro mundo ou facilmente desviado pelo que está acontecendo ao redor.
Com base nesses dois grupos de sintomas, existem três subtipos de TDAH:
- Subtipo predominantemente hiperativo
- Subtipo predominantemente desatento (às vezes chamado de ADD)
- Subtipo combinado (com sintomas hiperativo-impulsivo e desatento)
A pesquisa mostrou que os problemas escolares tendem a estar associados aos subtipos combinado e desatento . Alunos com esses dois subtipos tendem a ter mais dificuldades acadêmicas e são mais propensos a reprovar ou receber notas mais baixas do que seus colegas sem TDAH. Em contraste, as crianças com o subtipo predominantemente Hiperativo-Impulsivo podem se sair bem academicamente, mas muitas vezes experimentam comportamentos disruptivos e de oposição. Para as crianças que combinaram o subtipo, problemas acadêmicos e comportamentais são um problema.
O TDAH parece diferente nas meninas . Os sintomas nas meninas são menos perceptíveis do que nos meninos. Como resultado, mais meninos do que meninas são diagnosticados com TDAH (cerca de 3:1). Mas tanto meninas quanto meninos com TDAH apresentam deficiências nas habilidades sociais e acadêmicas.
O TDAH é uma condição ao longo da vida que muda e evolui à medida que a pessoa envelhece. Os adultos frequentemente experimentam uma diminuição nos elementos de hiperatividade e impulsividade, mas a desatenção persiste.
TDAH é executado em famílias e tem uma base genética. Crianças com TDAH são 2 a 8 vezes mais propensas a ter um irmão com TDAH ou um pai com TDAH.
Indivíduos com TDAH podem ter muitos traços positivos que estão diretamente ligados às suas mentes ativas e impulsivas:
Criatividade – Pessoas com DDA se destacam em pensar fora da caixa, fazer brainstorming e encontrar soluções criativas para problemas. Por causa de sua maneira flexível de pensar sobre as coisas, eles tendem a ser mais abertos, independentes e prontos para improvisar.
Entusiasmo e espontaneidade – Pessoas com DDA são espíritos livres com mentes vivas – qualidades que contribuem para uma boa companhia e uma conversa envolvente. Seu entusiasmo e abordagem espontânea da vida podem ser contagiantes.
Uma mente rápida – As pessoas com TDAH têm a capacidade de pensar rapidamente, absorver rapidamente novas informações (desde que sejam interessantes) e realizar várias tarefas com facilidade. Suas mentes velozes prosperam com estímulos. Eles se adaptam bem à mudança e são ótimos em uma crise.
Alto nível de energia – Pessoas com DDA têm muita energia. Quando sua atenção é capturada por algo que os interessa, eles podem ter resistência e motivação praticamente ilimitadas.
