DICAS PARA FORTALECER A IMUNIDADE

DICAS PARA FORTALECER A IMUNIDADE

Imunidade fraca significa dor, fraqueza, letargia, apatia e mau humor. Você precisa de um sistema imunológico forte e não precisa de doenças. Vamos te ensinar como fortalecer a imunidade sem drogas e medidas complexas.

Reduza os níveis de estresse

Nosso organismo está evolutivamente adaptado ao estresse: fuga, luta, sobrevivência. Os testes, sejam eles de “hardware” na academia, ou um problema intelectual complexo, são muito úteis para o desenvolvimento do corpo e do cérebro. No entanto, não deve haver muito estresse.

A pesquisa sugere que o aumento dos níveis de estresse enfraquece o sistema imunológico. O corpo deixa de resistir ativamente às infecções e ficamos doentes com os espirros de qualquer vizinho.

Gaste tempo não só no trabalho e no “imperativo”. Se você luta contra o perfeccionismo todos os dias, você não pode parar na corrida eterna por todo o dinheiro do mundo, você não será o suficiente por muito tempo. Os sistemas de defesa do corpo funcionarão seriamente, e você não terá mais uma infecção viral leve passando em uma semana. Portanto, descanse bastante e faça o que gosta de fazer.

Comunicar com animais

Ir ao zoológico e ver gatos na Internet todos os dias não é suficiente, embora ambas as atividades sejam certamente edificantes. Para que a imunidade seja forte e não diminua desde o primeiro estresse, é necessário o contato direto com gatos, cães e outros animais afetuosos.

Amigos bonitos de lã ajudam a manter a pressão arterial normal, reduzir o colesterol e fortalecer o coração. E alguns estudos comprovam de forma convincente que a imunidade de um dono de cachorro ou gato é muito mais forte do que uma pessoa que não gosta de animais e não quer tê-los. E as crianças que crescem ao lado de animais sofrem menos com alergias.

Comunicar

Você sabia que um círculo de amigos confiável não significa apenas diversão e apoio em momentos de necessidade? Quanto mais amizades fortes você mantiver, melhor será sua saúde, não só mental, mas também corporal.

Leia mais em: Dicas de Saúde

Bem recentemente, no ano passado, cientistas se interessaram pelo fenômeno da amizade e decidiram descobrir como exatamente um ombro amigo ajuda uma pessoa. Descobriu-se que aqueles que valorizam e fortalecem constantemente os relacionamentos com seus entes queridos têm 50% mais chances de sobreviver em uma variedade de situações. Esses são ferimentos graves que ameaçam a vida e ataques cardíacos com derrames, e apenas a vida comum em que um coração partido comum pode esmagar e esmagar uma pessoa.

Expanda seu círculo social. Junte-se a movimentos voluntários com a maior porcentagem de pessoas de bom coração e empáticas. Vá a vários estúdios e bailes onde as pessoas adoram companhia e têm a mente aberta. E certifique-se de trabalhar para manter os amigos existentes, porque a amizade o ajudará a viver feliz e sem muletas até uma velhice profunda e sábia.

Aprenda os princípios do pensamento positivo

Parece clichê e irreal. Na verdade, a habilidade de encontrar o bem não é um superpoder místico dado no nascimento, mas uma habilidade comum adquirida. Mesmo os pessimistas inveterados, mesmo os tipos mais sombrios, quando querem, transformam-se em pessoas que irradiam alegria, que sabem ver beleza e positividade não apenas nas horas de extrema felicidade.

Uma atitude positiva em relação à vida fortalece o sistema imunológico. A prova está no estudo do otimismo. Os alunos testados ficaram surpresos ao descobrir que nos meses em que aprenderam a perceber o que é bom e ignorar o que era ruim, eles se sentiram mais alertas, dormiram melhor e tiveram menos probabilidade de pegar vírus. Quem não aproveitou a passagem para a categoria otimista queixou-se de dores de cabeça, dores nas costas e cansaço sem fim. E tudo porque ver constantemente o mal significa carregar sobre si um enorme fardo de emoções negativas e minar a imunidade do pobre coitado.

Riso

O riso prolonga a vida – uma frase banal que, no entanto, contém uma verdade comum para os cientistas. Na verdade, rir com vontade é muito saudável. Mas alguma risada se encaixa? Não. Estamos apenas falando de situações em que você ri de dores nos músculos abdominais, quando rola de tanto rir por muito tempo e não consegue parar.

A pesquisa sobre como o riso afeta a imunidade revelou um padrão interessante. A função imunológica dos indivíduos foi significativamente maior do que o normal depois de assistir a vídeos engraçados. O público riu até as lágrimas com as performances de comediantes e comediantes. Portanto, é altamente recomendável que você vá ao YouTube com mais frequência e ria o máximo que puder. Seriados e comédias de longa-metragem também são bons, especialmente em uma companhia divertida.

Coma antioxidantes

Já colocamos nossos dentes no limite com histórias sobre como os antioxidantes interferem na formação de radicais livres. Mas teremos que falar sobre isso indefinidamente, porque o câncer continua sendo o flagelo do nosso século. Se você não quiser adicionar estatísticas aos pacientes com câncer, terá que comer mais frutas e vegetais – todos os dias.

Você precisa de uma grande variedade de antioxidantes, não apenas os mega-populares como as vitaminas C e E. Para obter o máximo de antioxidantes possível, sirva cada mesa com frutas e vegetais coloridos. Laranjas e cenouras, cerejas e pimentões vermelhos doces, talos de aipo e kiwi, melão e cebola, beterraba e mirtilos – quanto mais rosado cada um de seus pratos, mais forte sua imunidade se tornará.

ama de nojento comestível, tem raízes ramificadas. Livrar-se do desejo por pão de mel e pepitas baratos de dar água na boca é realmente difícil. Mas não impossível. O principal é não tentar mudar imediatamente para uma dieta saudável. A solução certa: muito lenta e gradualmente substitua os alimentos industriais por alimentos frescos e naturais. Mesmo uma rejeição parcial de produtos semiacabados e “manequins” de confeitaria aumentará a imunidade e aliviará você de acne, cabelo oleoso, pele e problemas estomacais.

Considere ervas e suplementos

É claro que ervas e vários aditivos, incluindo superalimentos, não são nada inofensivos. Alguns deles não devem ser abordados sem uma ordem médica clara. Outros são bastante seguros e até provaram sua utilidade em vários experimentos de laboratório.

Então, por exemplo, é difícil se machucar se você cozinhar vegetais, temperá-los com alho e gengibre, uma vez por dia preparar uma xícara de camomila ou roseira, e beber kefir e iogurte, enriquecido com probióticos e lactobacilos, antes de ir para cama. Uma pequena quantidade desses produtos não pode ser perigosa e, em caso de dúvida, verifique com o terapeuta que efeito eles têm no sistema imunológico. Um médico interessado em dados científicos confirmará nossas palavras.

Jogada

Talvez não exista um meio simples, acessível e eficaz de fortalecer o sistema imunológico como o movimento. A atividade física regular reduz o risco de osteoporose e problemas cardíacos, fortalece os músculos e os vasos sanguíneos e reduz as chances de desenvolver câncer e, em princípio, adoecer. O mais importante é a regularidade e a regularidade, embora mesmo o movimento episódico seja melhor do que a estática completa.

Movimento em nossa terminologia não é colocar uma colher na boca ou dez passos até o banheiro. Porém, se você se agachar 150 vezes do cômodo para a cozinha e vice-versa, considere que passou algumas horas nos simuladores. Falando sério, chamamos esse movimento de tal carga, ao final da qual você perde o fôlego, você tem uma forte vontade de se deitar e a camiseta pede para ser lavada. Caminhar lentamente no parque por duas horas é bom e útil, mas apenas por causa do ar fresco. Se você não quer ficar doente e ser “sangue e leite” – corra, pule, dance, faça flexões, agache-se e persiga a bola pelo campo de futebol.

Vá dormir

O inimigo número um da imunidade é a falta de sono. Seu corpo nunca terá recursos suficientes para suportar a gripe sazonal com facilidade e sem dor se você se sentar regularmente até uma hora da manhã, dormir de seis a sete horas e ignorar o regime. Veja o exemplo dos pré-escolares: levantar e sair na mesma hora e, se possível, tirar uma soneca durante o dia. A saúde dos bebês pode ser invejada.

A propósito, uma boa noite de sono o impedirá de comer demais. Você se lembra do hormônio grelina, responsável pela sensação de fome? Quando você não dorme o suficiente, a grelina é produzida mais do que o normal e você passa fome o dia todo. Mas leva apenas uma semana para observar estritamente o regime, e agora é muito mais fácil recusar o chá com um pacote de biscoitos e não pedir uma sobremesa extra em um café.